quarta-feira, 30 de junho de 2010

Motociclista, saiba que cuidados tomar para viajar bem nas férias

Férias chegando e a tão sonhada viagem de moto está muito próxima de acontecer. Mas devido ao maior fluxo de veículos circulando pelas estradas, o cuidado para pilotar deve ser maior nessa época, para que o sonho não se torne pesadelo. Confira algumas dicas para não passar por sustos e quais cuidados deve-se tomar para aumentar a segurança e o conforto a bordo de sua motocicleta.


VISTA-SE CORRETAMENTE


Muitos motociclistas têm o hábito de simplesmente montar na moto e colocar o pé na estrada com qualquer vestimenta, mas não deve ser assim. Os equipamentos de segurança servem justamente para evitar ferimentos no caso de uma queda e garantir conforto para quem pilota a motocicleta e também para quem está na garupa. Roupas como jaquetas e calças devem ser de tamanho justo, pois assim não irão chacoalhar com o vento na estrada. Atualmente existem muitas marcas nacionais e importadas que oferecem vestimentas a preços acessíveis. Dê preferência a roupas que possuam proteções rígidas (muitas delas tem certificação da Comunidade Européia -- CE), múltiplas regulagens para o corpo e tecido com resistência contra abrasão e cortes.
Roupas impermeáveis também não faltam no mercado de acessórios, assim como luvas e botas. Elas devem proteger, mas sem tirar a sensibilidade das mãos e pés durante a pilotagem. Outra dica é deixá-las em local de fácil acesso. Mas o principal item de segurança e único obrigatório pela legislação brasileira é o capacete, que deve estar em boas condições de uso, dentro do prazo de validade, ostentar o selo de aprovação do Inmetro e adesivos refletivos e, ainda, estar com a viseira limpa e sem riscos. Viseiras fumê ajudam aos que não gostam de pilotar com óculos escuros, mas são proibidas no período noturno. É preferível utilizar viseira transparente e óculos de sol nos dias ensolarados. Capacetes tipo "coquinho" são proibidos e os modelos abertos só podem ser utilizados com óculos de proteção. Os modelos off-road não são os mais indicados para usar em rodovias, pois a palheta superior segura o vento, o que pode fazer com que a cabeça do piloto seja jogada para trás durante a pilotagem.

REVISE O EQUIPAMENTO
Já que a idéia é viajar de moto, nada mais justo que a mesma esteja revisada. Afinal ficar parado na estrada por uma pane mecânica não é uma situação agradável. A verificação tem procedimentos básicos: veja o estado e a pressão dos pneus, nível de óleo, as condições das velas e o funcionamento de buzina, lâmpadas e cabos de acionamento. São itens fáceis de conferir e de corrigir caso haja falhas. Caso o motociclista não se sinta apto a realizar os reparos, o melhor é levar a moto até uma oficina de confiança.
BUSQUE CONFORTO COM ACESSÓRIOS
Com a moto revisada, ainda é possível melhorar o conforto para a viagem. Existem no mercado bolhas e pára-brisas para várias motocicletas, de diversos tamanhos e preços. Podem não ser bonitas, mas em longos percursos ou com vento contra são bem-vindas.A bagagem é sempre uma incógnita. Bauletos e alforges são ótimas opções para acomodá-la. No caso de bauletos ou alforges laterais o alerta é que a carga seja distribuída em igualdade de peso. Caso contrário irá afetar o equilíbrio e prejudicar a pilotagem. Amarrar a bagagem na moto com cordas elásticas também é uma solução e usar mochila nas costas pode ser uma saída, desde que não esteja carregada acima da capacidade. Respeite sempre os limites de carga da moto e do piloto. Protetores de mão (no caso de motos trail) também ajudam a desviar o vento e o frio das mãos.
VERIFIQUE O ROTEIRO
Traçar o roteiro antecipadamente é muito bom para quem não quer passar por apuros. Pesquisando pela Internet, é possível acessar mapas de diversas localidades, bem como distâncias entre cidades e informações sobre as estradas. Ainda é possível encontrar relatos de quem já viajou o local escolhido e dicas sobre o percurso.O mais indicado é começar a viagem pela manhã, quando a capacidade de concentração é melhor e o corpo está descansado. Caso seja necessário realizar a viagem no período noturno, não viaje sozinho -- vá em grupos de motociclistas ou com a companhia de um amigo com carro.
CUIDADOS NA ESTRADA
Não menos importante que fazer a revisão da motocicleta, é colocar a documentação e a habilitação em ordem, já que a fiscalização nas estradas no mês de julho tende a aumentar. Irregularidades com validade do documento e habilitação vencida geram multas, além de transtorno para o motociclista. Já na pista, a regra é ver e ser visto. Ande sempre com o farol aceso, evite transitar no "ponto cego" dos veículos e em pisos com pouca aderência. E quando começar a chover, não corra. A sujeira do asfalto em conjunto com a água da chuva tornam a pista escorregadia; nestas situações, redobre a atenção e reduza a velocidade. Com todos estes cuidados, basta fazer uma boa viagem e aproveitar seus momentos de lazer sobre duas rodas.
(por Bruno Parisi)

PILOTAGEM

Vários são os tópicos que podemos discutir, mas escolhemos alguns que consideramos mais importantes então vamos a eles:

NESTA SEMANA:
FREADA

Frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos), portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira grande, se pensar na traseira, esqueça! O resultado é pior! A moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! Reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas! O freio que pára a moto é o dianteiro!

SINALIZAR A FREADA

Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Uma boa dica

A lâmpada da sua moto vive queimando?
18 de Junho de 2010

Você troca a lâmpada de sua moto e poucos dias depois ela queima novamente. Antes de fazer mais uma troca, procure um mecânico e solicite uma avaliação do seu sistema elétrico, pois, muitas vezes, é ali que está o problema. “Uma lâmpada que queima várias vezes pode ser o sinal de que a fiação da moto está em mau estado. Muitas vezes foi prejudicada pelo tempo de uso, pelas intempéries do clima ou por adaptações que foram feitas na motocicleta”, comenta Amarildo Pereira, gerente de engenharia da Magnetron.
Além da fiação, outro componente que pode estar com problemas é o regulador/retificador. Responsável por regular a tensão para o farol e fornecer a corrente para carregar a bateria, o seu mau funcionamento também pode ocasionar a queima das lâmpadas. “O regular/retificador trabalha a fim de evitar o excesso de carga sobre a bateria ou aumento da tensão no farol, que resultaria na queima da lâmpada. Por isso precisa estar sempre em perfeito funcionamento”, explica Amarildo.
A bateria que não carrega ou perde a carga com frequência também pode ser um sinal de que há problemas elétricos na motocicleta, seja na fiação ou no regulador/retificador. “Se a bateria começar a apresentar problemas por causa de falhas no sistema elétrico da moto, o piloto pode passar por muitas situações incômodas, causadas pelo imprevisto da descarga”, aponta Amarildo. Atualmente, muitas motos com partida elétrica não contam com o pedal para partida mecânica, por isso, a falta de bateria pode significar que a motocicleta não vai ligar.
Na oficina
O primeiro passo para resolver problemas no sistema elétrico da motocicleta é diagnosticar qual componente está com defeito. “Tem muito mecânico que acha o problema na base da tentativa e erro: primeiro troca a lâmpada; depois, o regulador/retificador e, por último, descobre que o problema estava na fiação, por exemplo”. Por isso, procurar serviços de qualidade e profissionais com experiência vai evitar prejuízos financeiros e perda de tempo no conserto da sua moto.
O segundo passo é utilizar peças de qualidade que vão garantir melhor funcionamento e maior vida útil para os componentes. É muito importante também que a peça seja o mais próxima possível da original de fábrica. “Na fiação da Magnetron, por exemplo, todos os conectores e protetores de terminal são iguais aos originais, assim a reposição é mais fácil e mais eficaz”, aponta.


Fonte: Equipe MOTO.com.br

domingo, 20 de junho de 2010

FUTURO LANÇAMENTO YAMAHA.
BREVEMENTE NO MERCADO BRASILEIRO.






XVS1300A Midnight Star.

Perfeita combinação de estilo e potência.
Yamaha Midnight Star XVS1300A é resistente, forte e fraca. As linhas de fluxo são projetados para que o piloto está integrada uma parte da máquina. A Midnight Star é um dos melhores motores em uma motocicleta pode ser encontrada. Ao aplicar a tecnologia mais recente, houve um motor de refrigeração líquida bonito com a silhueta clássica de um ar-refrigerado V-Twin. O resultado é um cruzador, poderoso e confiável de cada uma viagem memorável. Este aparelho único que combina o clássico personagem de tecnologia de ponta, resultando em um desempenho inigualável. Você tem um olho para o detalhe? Qualidade e distinção são o ponto de partida do pacote Star Yamaha acessório que um dos seus XVS1300A Yamaha Midnight Star pode tornar mais pessoal.


sábado, 19 de junho de 2010

No dia 12 de Junho de 2010, nasce em São José o Kobras do Asfalto Moto Clube, tendo como objetivo: viagens e passeios de moto e procurar unir mais os motociclistas da Grande Florianópolis....